sexta-feira, 25 de abril de 2014

As escolas de pensamento político entre os evangélicos do Brasil

Cristãos evangélicos, pensam em política? Esta é uma das grandes perguntas que muitos cientistas políticos fazem, muitas pesquisas acadêmicas acreditam que os pentecostais não são preocupados com política, mas será que isso é verdade? Aqui vai alguns movimentos que fomentam o pensamento político evangélico. 

Aliança Bíblica Universitária do Brasil
A missão universitária interdenominacional, conhecida pela sigla ABU presente no país desde 1957, é conhecido como a grande pioneira no fomento do pensamento evangélico sobre política, em seus treinamentos de capacitação para a proclamação do evangelho nas faculdades, sempre existe uma oficina voltada para a política, como "cristianismo e política" ou "o papel do cristão na sociedade" etc. Grandes pensadores evangélicos também saíram deste movimento como o Bispo Anglicano Robinson Calvalcanti, fundador do MEP - Movimento evangélico Progressista e também o sociólogo  Paul Freston, autor do livro Religião e política sim, igreja e estado Não. Outro destaque também é para o Professor da UFRJ Alexandre Brasil Fonseca, que hoje é assessor do governo Federal. 

Rede Fale
A Rede Fale é um braço da ABUB, o grupo possuí autonomia e cria núcleos de formação política em diversas cidades brasileiras, sua intenção é fazer o cristão evangélico pensar em política e também participar dela. O seu compromisso, bem como o da ABU é com a missão Integral, teologia protestante que ganhou força no I Congresso MUndial Evangélico, promovido pelo Billy Graham, em 1974.  Um dos seus conselheiros é o Pastor Ariovaldo Ramos.

L'Abri
A escola de pensamento L'Abri, localizada em Belo Horizonte, MG,  baseia-se nos escritos do téologo néo-calvinista Francis Schaeffer e também dos pensadores da política conservadora holandesa, Abraham Kuyper e Royal Kuyper. Seu fundador Guilherme de Carvalho promove vários seminários ao longo do ano, alguns voltados para a produção do pensamento de uma política evangélica brasileira. Seus livros estão sendo públicados pela Editora Ultimato.  Dentro da ABU, alguns estudantes também estão aderindo o pensamento político da missão L'Abri, bem como de outras missões evangélicas com universitários.

Silas Malafaia
O ícone do fundamentalismo político evangélico no Brasil, é destaque não por ser uma escola de pensamento em sí, mas por trazer conceitos do fundamentalismo batista americano para o Brasil, através de seu programa Vida Vitoriosa. Ele é considerado o maior formador de opinião política entre os evangélicos no Brasil.  O Partido Social Cristão (PSC) é um de seus apoiadores.

A Rocha Brasil
A Ong A Rocha Brasil é um simbolo da política de sustentabilidade no país, sua bandeira é o fomento do "papel do cristão com o cuidado da criação",  junto com o movimento das  igrejas ecocidadãs são as percursoras de uma política ambientalista cristã. Eles possuem também uma forte ligação com a ABU. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, apoia estes grupos.

Julio Severo
Conhecido por pregar o estado mínimo, e pelas suas posições ultraconservadoras, ele é pode ser considerado a  direita radical evangélica, muitos de seus pensamentos estão em seu blog pessoal. Residente nos EUA suas principais causas é a questão da homossexualidade e o aborto e educação de filhos.

Nenhum comentário: