A Noruega, país localizado na Escândinavia, tem como regime de Estado a Monarquia Parlamentar, onde o Rei é o chefe das Forças Armadas e da Igreja Luterana Estatal e o parlamento controla os poderes judicial, executivo e legislativo. Está União entre Igreja e Estado, existe desde os tempos de Martinho Lutero, no século XVI, quando a Noruega ainda era colônia.
O país é o 1º no ranking de IDH mundial, por lá não há miséria, não existem nem moradores de rua, todos tem acesso a educação e a saúde pública. Para ingressar na Universidade não é necessário prestar Vestibular, pois o acesso ao ensino superior é livre. Ele é conhecido também como pioneiro nas políticas ambientais, um oásis dos Direitos Humanos, tem o melhor sistema carcerário do planeta com taxa de 14% de reincidência, possuí o maior tempo de auxílio maternidade, enfim não existe desigualdade social.
Há 50 anos, á ultima conquista da Noruega foi a liberdade religiosa, isto é, antes existia apenas a Igreja Luterana Estatal, todavia hoje já existe diversas denominações evangélicas e outras religiões.
Já o Afeganistão é localizado na turbulenta região do Oriente Médio, seu estado vive uma "democracia", imposta pelos americanos que ocupam o país, seu produto econômico principal foi por décadas a plantação de Pampolha, utilizada na composição da Heroina. O país foi invadido diversas vezes nas ultimas décadas, viveu e vive uma guerra Civil, onde as guerrilhas são formadas por grupos de fundamentalistas islâmicos, que buscam o poder a qualquer preço. Os afegãos é um povo que sofre diversos tipos de opressão, desde penas como o apedrejamento imposta pela lei Sharia aos infiéis cristãos, até a circuncisão feminina, sem anestesia, tradição dos muçulmanos Ultra Ortodoxos. A educação, habitação, saúde e alimentação são precárias. A nação Afega é um país em ruínas, onde não existe direitos nem liberdades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário